Topo

Por que ser chamado de ‘tchutchuca’ tirou Paulo Guedes do sério?

Luiza Sahd

04/04/2019 16h39

Apelido bom é aquele que irrita (Pedro Ladeira/Folhapress)

Na última quinta-feira (4), o ministro da Economia, Paulo Guedes, esteve na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e ouviu que ele é "um tigrão para tirar direitos dos trabalhadores, mas uma tchutchuca na hora de agradar os banqueiros". O autor do insulto foi o deputado Zeca Dirceu (PT-PR).

O desenrolar da desavença não foi mais maduro do que a piada do deputado petista. Guedes retrucou o deboche dizendo que tchutchuca eram a mãe e a avó de Zeca Dirceu. O embate virou caso de polícia e, evidentemente, o apelido já grudou em Guedes. Procure "Paulo Tchutchuca" ou "Tchutchuca Guedes" nas redes sociais e tire suas próprias conclusões.

Veja também

Aprendemos bem cedo, ainda na escola, que basta ficar bem nervoso com um apelido para que ele vire seu sobrenome extraoficial. Por falar em aprender cedo, o interessante de envelhecer é que os tormentos do mundo acabam nos surpreendendo cada vez menos. Apesar disso, nunca vou cansar de ficar fascinada com a reação dos homens ao serem comparados com mulheres. É cômico e trágico, tudo ao mesmo tempo.

Nos primeiros meses de trabalho como ministro da Economia, Guedes já foi chamado de incompetente, de desonesto e ouviu até que pode estar acobertando fraudes, como vemos nesta fala aqui da deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ). Não sei você, mas se eu fosse inocente e escutasse uma acusação dessa importância, eu endoidaria.

Em nenhuma ocasião de escárnio público o ministro se exaltou tanto quanto ao ser comparado a uma tchutchuca — e a lógica é simples: em um país misógino como o Brasil, você pode parecer corrupto, incapaz ou mal-intencionado, mas parecer uma mulher vulgar? Aí já é demais.

Os noticiários políticos vêm criticando Guedes pelo descontrole e a inabilidade emocional na Câmara, já que provocações no nível da baixaria são o pão de cada dia por ali. Particularmente, me parece que deveríamos prestar mais atenção ao cerne do quiprocó: tanto a referência de Zeca Dirceu quanto a reação de Paulo Guedes escancaram uma questão urgente que importa pouco ou quase nada no cenário político. O ódio contra mulheres — em especial as que desfrutam da própria sexualidade — é naturalizado a ponto de parecer engraçado e aceitável usar a pecha de biscate como munição para atingir alguém que, bem, deu dezenas de outras brechas para ser insultado com propriedade (e sem precisar evocar a reputação de nenhuma mulher para isso).

Enquanto a maioria dos homens continuar vivendo atormentado pelo pesadelo da associação a figuras femininas, vai sobrar para a gente. E "a gente" não inclui só as mulheres, não. Atravessamos a pior crise política das últimas duas décadas e o que abala realmente os nervos dos nossos representantes é a comparação com o que mais desprezam na sociedade: mulheres sexualmente emancipadas.

É bem risível mesmo. Pena que estamos rindo pelos motivos errados.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Por que ser chamado de ‘tchutchuca’ tirou Paulo Guedes do sério? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre a autora

Luiza Sahd é jornalista e escritora. Colaborou nas revistas Tpm, Superinteressante, Marie Claire e Playboy falando sobre comportamento, ciência, viagem, amor e sexo. Vive entre São Paulo e Madrid há anos, sem muita certeza sobre onde mora. Em linhas gerais, mora na internet desde 2008.

Sobre o blog

Um lugar na internet para falar das coisas difíceis da vida -- política, afeto, gênero, sociedade e humor -- da maneira mais fácil possível. Acredita de verdade que se expressar de modo simples é muito sofisticado.