Topo

Luiza Sahd

Ao que tudo indica, Drauzio Varella é o melhor homem vivo no Brasil

Luiza Sahd

02/03/2020 14h20

Eis o único homem incancelável do Brasil. (Foto: Divulgação)

Na noite deste domingo (2) o Fantástico exibiu uma reportagem com o doutor Drauzio Varella mostrando as dificuldades e os preconceitos experimentados pelas mulheres trans em presídios.
O público testemunhou momentos como este:
E este.

Ao que tudo indica, Drauzio Varella é o melhor homem vivo no Brasil

A coisa mais fascinante sobre o doutor Drauzio  é que, apesar de a gente saber que não existem as fadas sensatas ou os cristais perfeitos, a impressão que fica é a de que este homem nunca errou. São 30 anos desconstruindo preconceitos, colocando a cara na televisão, falando sobre assuntos delicados como políticas públicas de saúde, miséria e tabus sem ser cancelado. Drauzio é uma unanimidade em tempos de polarização e a internet pode provar.
Para além dos memes e dos apelos para que o doutor se torne presidente da República — única saída possível para reunificar o país, já que ele tem admiradores incondicionais à direita e à esquerda no espectro político — Drauzio ainda é um bom exemplo de masculinidade saudável a ser seguido.

Cabra macho carinhoso

Ao longo de mais de três décadas atendendo a comunidade carcerária, o doutor mostrou que é possível ser durão e extremamente afetuoso ao mesmo tempo sem que uma dessas características anule a outra. Um bunda mole jamais aguentaria trabalhar em presídios por tantos anos — e um homem virulento talvez não sobrevivesse a essa experiência para dar relatos tão pertinentes e humanos como os que Drauzio dá em seus livros. "Estação Carandiru", "Carcereiros" e "Prisioneiras" deveriam ser leitura obrigatória para qualquer pessoa interessada em entender minimamente o Brasil atual.

Aqui no blog, sempre que publico sobre masculinidades (em particular, sobre masculinidade tóxica), recebo um monte de mensagens de homens "bem-intencionados" dizendo que ainda erram muito com as mulheres porque faltam bons exemplos de masculinidades saudáveis para que eles possam seguir. Para além do bom exemplo humano, Drauzio Varella é um ótimo exemplo de masculinidade a ser seguido.

Homens: quando estiverem em dúvida sobre o que dizer em uma situação polêmica, minha sugestão para vocês é perguntar "o que o doutor Drauzio faria em meu lugar?". Tenho certeza de que vocês falhariam muito menos seguindo o exemplo do cara que respeita gente de todas as classes, gêneros e histórias de vida.

Por essas e outras, faço minhas as palavras do colega aqui embaixo. Enquanto existir Drauzio Varella, o homem hétero ainda não tem que acabar, não.

Sobre a autora

Luiza Sahd é jornalista e escritora. Colaborou nas revistas Tpm, Superinteressante, Marie Claire e Playboy falando sobre comportamento, ciência, viagem, amor e sexo. Vive entre São Paulo e Madrid há anos, sem muita certeza sobre onde mora. Em linhas gerais, mora na internet desde 2008.

Sobre o blog

Um lugar na internet para falar das coisas difíceis da vida -- política, afeto, gênero, sociedade e humor -- da maneira mais fácil possível. Acredita de verdade que se expressar de modo simples é muito sofisticado.