Topo

Luiza Sahd

10 dicas que realmente funcionam para você ficar bonito

Luiza Sahd

03/04/2018 10h44

Olha o Mr Bean, por exemplo. Homão da porra! (Foto: Divulgação)

 

Conta a lenda que, assim como muita gente, nasci careca. Ao contrário do que acontece com muita gente, entretanto, meu cabelo custou muito a crescer. Para ser exata, três anos. Diz meu pai que, quando meus cabelos finalmente chegaram à altura dos ombrinhos magrelos, me apaixonei por espelhos.

O resto da história todo mundo já sabe. A gente passa a vida montando e desmontando a própria imagem, sobretudo quando se é mulher e se cresce sob influência de revistas femininas que ensinam de um tudo para ser atraente para os outros e deixam pouquíssimas instruções sobre como se contentar consigo mesma.

Trinta anos se passaram e tenho a felicidade de dividir casa com uma estudante de artes que me mostrou coisas fascinantes sobre o assunto, como esta exposição da Cibelle Cavalli Bastos ou este documentário do John Berger. Para além da teoria, passei a prestar atenção em quais são os momentos em que recebo elogios.

Mapeando como e quando os elogios chegam, cheguei a conclusões surpreendes sobre beleza. Então, deixo aqui dez dicas que realmente funcionaram melhor para a autoestima do que todos os conselhos sobre moda e usos do óleo de coco que tenho lido nas últimas décadas.

1- Você é bonito quando é carinhoso

Pode confirmar com o seu cachorro: você é super mais atraente de meia furada e camisa velha de vereador fazendo um bom cafuné e voz fofa do que quando coloca aquela roupa cheia de frescura para ir a um casamento.

2- Você é um pedaço de mau caminho quando é agradável

Infelizmente, muita gente faz força para ser desagradável tentando provar que tem personalidade, poder ou autoridade. Daria para mostrar tudo isso sem se tornar uma pessoa incômoda, mas em só uma das opções você vai ser bonito.

3- Você é um pitel quando é responsável

Gosta de viver de modo caótico? Pô, bacana. Mas se você faz o caos com a vida alheia não haverá tratamento estético que dê jeito nessa imagem, meu anjo.

4- Você é irresistível quando sorri sinceramente

Sei lá como são os seus lábios ou os seus dentes, mas pode apostar que as pessoas que te querem bem vão te preferir sorrindo do que com aquela cara de constipação intestinal que todo modelo faz para as campanhas publicitárias do momento.

5- Você é uma pintura quando é generoso

Ser generoso inclui muitas coisas, inclusive ter paciência com quem está fazendo merda. Ao contrário das pessoas que acreditam em atitudes punitivas, os generosos têm a vantagem de multiplicar o que está bom. A matemática não fecha, parece um milagre, mas funciona. A ciência ainda há de explicar como.

6- Você é um partidão quando cuida de alguém

O maior paradoxo da vida adulta é o tamanho da necessidade que todo mundo tem de ser cuidado, mesmo depois de velho. O tempo que gastamos tentando disfarçar essa demanda daria pra cuidar da nossa vida, da do vizinho e da de um gato que ainda não gastou nenhuma das sete.

7- Você é um deus grego quando se diverte

As pessoas costumam se tornar infinitamente mais interessantes quando estão falando, fazendo ou planejando algo que realmente gostam. A menos que sua diversão inclua sadismo, fica aí a baita sugestão: pare de negligenciar prazeres pessoais.

8- Você é um galã quando pensa antes de falar

O que sai da sua boca ou teclado ajuda alguém? Se não ajuda, ao menos não atrapalha? Você escuta realmente o que está dizendo quando diz? Uma das características mais dramáticas da fala é que não dá para desdizer nada.

9- Você é fabuloso enquanto faz palhaçada

Pode ser que suas piadas sejam constrangedoramente ruins, mas o que vale é a intenção. Evite trocadilhos com pavê e piadas preconceituosas, levante a cabeça para o chapéu de palhaço não cair e continue tentando.

10- Você é a pessoa mais linda do mundo se acredita na sua beleza

Isso não quer dizer que a gente fique cego para os próprios defeitos, muito pelo contrário. Mas por que será que a gente vive cego para nossas próprias belezas como se ser perfeito fosse uma obrigação? Fora isso, acreditar na própria beleza também é prático porque você vai parar de sentir necessidade da opinião alheia para comprovar sua formosura.

Sobre a autora

Luiza Sahd é jornalista e escritora. Colaborou nas revistas Tpm, Superinteressante, Marie Claire e Playboy falando sobre comportamento, ciência, viagem, amor e sexo. Vive entre São Paulo e Madrid há anos, sem muita certeza sobre onde mora. Em linhas gerais, mora na internet desde 2008.

Sobre o blog

Um lugar na internet para falar das coisas difíceis da vida -- política, afeto, gênero, sociedade e humor -- da maneira mais fácil possível. Acredita de verdade que se expressar de modo simples é muito sofisticado.