Topo

Luiza Sahd

15 provas de que um avião não é um bom lugar

Luiza Sahd

06/02/2018 05h00

Muito bom o cinto, pena que ele não vai servir para nada se essa desgrama despencar do céu (Foto: Reprodução/YouTube)

 

Amo o mantra de que avião é um dos meios de transporte mais seguros do mundo, que só perde em segurança para os elevadores e tal. Por mim, melhor que seja mesmo, já que aquilo ali é nitidamente errado. Todo o meu respeito por Santos Dumont e pelos Irmãos Wright pelos serviços prestados, mas talvez já tenha passado da hora de a gente superar alguns paradigmas em termos de transporte. Ou vocês vão me dizer que tudo bem ser humilhado assim voando?

1- Você entrou no avião e já começa que aquilo ali é um negócio de 40 toneladas andando a 800 km/h, a 12 km de distância do chão — e sem nenhum cabo pra pendurar tanto peso em caso de falha. Tá TUDO errado isso aí.

2- Responda sinceramente: em que outro lugar você precisaria de um saquinho de vômito diante da sua cadeira?

3- Onde mais você é avisado para apertar os cintos toda hora?

4- Um lugar onde você é submetido a turbulências não tem como ser aprazível a menos que você tenha fortes tendências masoquistas, desculpe.

5- Alguma vez o seu metrô, carro ou elevador arremeteu a parada? EU ACHO QUE NÃO.

6- Em qual outro meio de transporte você pode eventualmente precisar de máscaras de oxigênio para continuar vivo?

7- Já pensou ter que escutar orientações de emergência toda vez que anda de ônibus? Se eras tão seguro, avião, por que isso?

8- Alguma vez você olhou pela janela do carro e tava amanhecendo enquanto ainda era noite na janela oposta? Pois é. Não me venham com leis de física. É assustador isso aí.

9- O combo de "proibido fumar" na mesma plaquinha de "atar cintos" é a pior ideia do mundo. A hora de atar cintos é justamente quando a gente mais quer fumar (mesmo que não seja fumante).

10- Se você não for rico e/ou perdulário para pagar Wi-Fi a bordo, o avião é um lugar onde você fica incomunicável. A QUEM INTERESSA CALAR CENTENAS DE PASSAGEIROS?

11- Do lado de fora da aeronave, as temperaturas são tipo -58 ºC e isso não pode estar certo. É evidente que não era para a gente estar ali!

12- Vamos falar de decolagem?

Não pode usar equipamentos eletrônicos;

Não pode mala no chão;

Não pode usar fone;

Não pode acender a luz…

… Saudades, liberdades individuais!

13- O som da descarga dos banheiros de aviões parece áudio de filme de guerra. Quando você não tem paz de espírito sequer para fazer um xixi de boa, vai ter pra quê?

14- Por acaso alguém aplaude o motora do busão quando ele estaciona no ponto final, como se ele tivesse feito algo arriscadíssimo? Hmmmm…

15- Quantas vezes você viu estranhos segurando as mãos uns dos outros na rua por medo? E no avião?

Podem argumentar à vontade, mas vocês não me enganam. Aguardo o advento do teletransporte com urgência.

Sobre a autora

Luiza Sahd é jornalista e escritora. Colaborou nas revistas Tpm, Superinteressante, Marie Claire e Playboy falando sobre comportamento, ciência, viagem, amor e sexo. Vive entre São Paulo e Madrid há anos, sem muita certeza sobre onde mora. Em linhas gerais, mora na internet desde 2008.

Sobre o blog

Um lugar na internet para falar das coisas difíceis da vida -- política, afeto, gênero, sociedade e humor -- da maneira mais fácil possível. Acredita de verdade que se expressar de modo simples é muito sofisticado.