Topo

Luiza Sahd

Falta alguma coisa pra você ser feliz? Pense bem

Luiza Sahd

28/11/2017 08h00

Liniker e os Caramelows. (Foto: Divulgação)

Nunca tinha ido a um show do Liniker no Brasil e não ando de muito boa vontade para nada ultimamente. Acontece que ele fez um show em Madrid essa semana, eu estava de bobeira e pensei "por que não?".

Para quase tudo na vida em que caiba a pergunta "por que não?", meu conselho seria "não faça". Desta vez, queimei a língua. Fazia muito frio, eu estava cansada, mas me arrastei até uma balada em pleno domingo para descobrir que o show do Liniker é um tratado sobre felicidade e boa vontade.

São raras as oportunidades de presenciar uma pessoa tão a fim de fazer o que faz. Fora isso, daria para dizer um monte de coisas sobre a apresentação:

– Que voz!

– Que banda!

– Que música boa!

– Que presença de palco!

… mas fico com felicidade e boa vontade porque é impressionante como as pessoas fazem bem aquilo o que realmente querem fazer. E vice-versa.

Esses tópicos têm me interessado bastante desde que assisti a este TED Talks do Srikumar Rao, que se apresenta como um "professor de felicidade".

 

Se você não tiver dez minutinhos livres para assistir, te conto: entre outros pontos fundamentais para entender a teoria toda, Rao pede que as pessoas da plateia tentem se lembrar do que elas queriam da vida 10 anos antes. Em seguida, ele frisa que elas devem ter conquistado boa parte dessas coisas e continuam sentindo que só serão felizes quando tiverem outras tantas que planejam para os próximos anos.

Trocando em miúdos, a gente vai deslocando a fantasia de ser feliz para quando tenhamos isso ou aquilo, qualquer coisa que possamos inventar que falta. A verdade é que nunca falta nada para a gente ser feliz.

Ver o Liniker entrando no palco em Madrid — com uma calça de veludo molhado "centro-ao-peito", um sorriso que mal cabia na cara, arriscando um portunhol ousadíssimo, sem medo (e se expondo genuinamente à beleza de estar vivo) — me fez acreditar nisso de verdade. Para além de todo o barulho ao redor do gênero, você vê ali uma pessoa nitidamente feliz com o que é e onde está.

Enquanto a gente não descobre um botãozinho interno para ativar a capacidade de ser feliz simplesmente porque pode, recomendo vivamente o show do Liniker. Uma hora e meia de felicidade em estado sólido garantida.

Sobre a autora

Luiza Sahd é jornalista e escritora. Colaborou nas revistas Tpm, Superinteressante, Marie Claire e Playboy falando sobre comportamento, ciência, viagem, amor e sexo. Vive entre São Paulo e Madrid há anos, sem muita certeza sobre onde mora. Em linhas gerais, mora na internet desde 2008.

Sobre o blog

Um lugar na internet para falar das coisas difíceis da vida -- política, afeto, gênero, sociedade e humor -- da maneira mais fácil possível. Acredita de verdade que se expressar de modo simples é muito sofisticado.