Topo

Luiza Sahd

Finalmente, já podemos culpar agosto por tudo!

Luiza Sahd

02/08/2017 08h00

Existem três épocas do ano em que geral dá uma enlouquecida, cada uma por um motivo:

A primeira é o combo Natal + Réveillon. Muita comida, bebedeira, muita confraternização na firma, família demais, bagaceira demais, a angústia dos convites para amigos secretos e a celebração daquele que veio para nos salvar: o décimo terceiro salário. Não tem como tudo isso, em um intervalo de uns 15 dias, dar certo.

Pouco depois, vem o Carnaval. Recesso. Muita bebida. Quase nenhuma comida. Otras cositas más. Sei lá por que ainda estou me atendo a explicar esse item. A gente sabe direitinho o que acontece no Carnaval — ainda bem.

E aí… E aí vem agosto. Mil teorias para explicar o inexplicável são facilmente encontradas na internet. Por um lado, dizem que herdamos essas superstição dos portugueses: na época das grandes navegações, os homens se lançavam ao mar em agosto e a mulherada perdia a chance de se casar ou enviuvava. Por outro, algumas hecatombes como a Primeira Guerra Mundial e a bomba de Hiroshima aconteceram no mês maldito. O fato é que vários países adotaram esse saudável hábito de tirar 30 dias para jogar a culpa pelos próprios erros para cima e, particularmente, não me importa muito a raiz deste costume. Eu gosto mesmo é de meter o loko (sic) e culpar agosto.

(Foto: Zazzle)

Esqueci a comida no fogo enquanto ria de qualquer bobagem na internet e quase explodi o prédio? "Olha lá agosto mostrando a que veio".

Misturei bebida, vomitei na casa do amigo e tomei bronca? "Meu, agosto é foda".

Larguei minha avó esperando com as almôndegas prontas no domingo porque tava de ressaca e não consegui levantar nem o dedo de telefonar? "Que remorso horrível! Ah lá, tinha que ser agosto!"

Deixei de entregar relatório e meu chefe quase me joga pela janela? "Termina logo, agosto, não te aguento mais."

Mentira. Aguenta sim. Você adora. Ainda bem que existe um agosto para culpar. Tem um, mas devia ter logo uns dez.

E fica esperto, porque, olha… em setembro, acabou a desculpa.

Termina não, agosto! <3

Sobre a autora

Luiza Sahd é jornalista e escritora. Colaborou nas revistas Tpm, Superinteressante, Marie Claire e Playboy falando sobre comportamento, ciência, viagem, amor e sexo. Vive entre São Paulo e Madrid há anos, sem muita certeza sobre onde mora. Em linhas gerais, mora na internet desde 2008.

Sobre o blog

Um lugar na internet para falar das coisas difíceis da vida -- política, afeto, gênero, sociedade e humor -- da maneira mais fácil possível. Acredita de verdade que se expressar de modo simples é muito sofisticado.