Topo

Luiza Sahd

Ser feminista e curtir Maluma: fica chato?

Luiza Sahd

25/07/2017 10h15

Pode ser que esse nome não te pareça familiar, então vamos lá. Maluma é um cantor colombiano de 23 anos que, desde 2011, vem enfiando paradas Billboard, Grammys Latinos e muita, mas muita grana no bolso. Dá até para dizer que é o Justin Bieber da América Latina.

Maluma, baby. Foto: divulgação

Para os brasileiros, até pouco tempo, era um ilustre desconhecido. O moleque ganhou nossos holofotes graças à polêmica envolvendo "Cuatro Babys", em que ele descarrega um caminhão de patacoadas absolutamente machistas sobre ter várias namoradas simultaneamente. Até a Selena Gomez ficou putaça com a letra da música e deu uma bronca pública nele.

Daí, fui ver quem era esse mano e o pior aconteceu: dei de cara com um feat divino dele com a Shakira. Se você não gosta dela como cantora, te respeito. Agora, se você não gosta da *pessoa* Shakira, não dá nem para a gente trocar ideia. Você já viu essa mulher conversando? Deve ser a celebridade com o melhor coração & senso de humor do mundo. Toda noite eu rezo pela minha avó e pela Shakira, ninguém além delas.

Se a sua libido estiver OK, este videoclipe provavelmente vai te abalar em alguma medida, apesar de terem colocado uma saia de plástico-bolha na Shaki, e ela, muito de boas, não reclamou com o figurinista.

Tentei seguir com a vida como se nada tivesse acontecido, mas acontece… e é toda hora. Aqui na cidade, toca Maluma em tudo quanto é canto, ele também tem parceria com Thalia, Anitta, Ricky Martin e uma rapazeada mais. Não é pouco não que minha cintura começa a mexer sozinha quando escuto "MALUMA BABY", o jargão com que ele abre quase todas as músicas. É tipo aquela sequência de O Máskara, em que os policiais tentam atirar nele e não conseguem, porque o Máskara faz um show de salsa. Os policiais fazem o quê? Perdem o controle das pistolas. Eles queriam matar o Máskara, mas terminam se acabando de rebolar.

Para piorar, estou sofrendo bullying pesado de amigas que, por conta da minha debilidade tanto no plano artístico quanto de princípios, vivem me enviando maldades sobre ele, tipo isso:

"Seu amor vai se operar!!" MANCHETE: "Maluma se submeterá a uma operação para separar o dedo polegar da cara"

Outra coisa é que, quando estou desavisada, elas gritam frases imitando o cantor meu ouvido, tipo "YOU MA BABY LOBA". Até pela "falsa gêmea do Maluma"— uma tatuadora que virou celebridade por ser a cara dele — já tenho um certo amor platônico.

Foto: El Universal

Tá bom de desgraçamento mental? Não ainda. Em sua nova música de trabalho, Felices los 4, o cantor se descuida e deixa certa desconstrução do próprio machismo à mostra.

A história é a seguinte: ele está pegando uma mulher comprometida, mas vira para ela e diz que "Se você fica comigo ou sai com outro, não me importa um c*ralho, porque a gente sempre volta (…) Se você quer passar um tempo com outro, eu aceito o contrato. Vamos ser felizes os quatro, ampliamos o quarto!"

Bicho, Deus me livre entrar em mais essa polêmica, mas, só levantando hipóteses aqui, sei lá se o Rodrigo Hilbert teria as manhas de falar uma coisa dessas para a Fernanda Lima, por exemplo.

Peço a todxs que tenham um pingo de compaixão e evitem me linchar por sair do armário com essa admiração maldita. Aceito dicas de banhos e simpatias para odiar o Maluma, ou o que quer que possa me ajudar nessa questão.

De todas as maneiras, não custa tentar: vamos ser felizes os quatro, Maluma? Eu, você, o bom senso e a igualdade de gênero?

Sobre a autora

Luiza Sahd é jornalista e escritora. Colaborou nas revistas Tpm, Superinteressante, Marie Claire e Playboy falando sobre comportamento, ciência, viagem, amor e sexo. Vive entre São Paulo e Madrid há anos, sem muita certeza sobre onde mora. Em linhas gerais, mora na internet desde 2008.

Sobre o blog

Um lugar na internet para falar das coisas difíceis da vida -- política, afeto, gênero, sociedade e humor -- da maneira mais fácil possível. Acredita de verdade que se expressar de modo simples é muito sofisticado.