Topo

Luiza Sahd

Muito bom o seu conselho, vou fazer tudo diferente

Luiza Sahd

03/07/2017 11h12

Praticar o bom senso é mais difícil do que praticar crossfit

 Gente sensata não costuma levar pelo menos dois itens desta lista para a cama:

  • Comida
  • Trabalho
  • Animais de estimação
  • Os ex

Se você faz diferente em duas ou três alternativas, lamento trazer más notícias, mas você é esta pessoa aqui:

Uma das histórias mais graciosas da minha infância foi contada algumas vezes pelo meu pai quando a situação se repetia (mesmo que alegoricamente) ao longo de décadas.

Até uns três anos de idade, eu tinha certa fixação por enfiar os dedinhos em tomadas. Quando um adulto dizia "não", era o seguinte: com uma mão, eu tapava meus próprios olhos; com a outra, seguia tentando tomar choque.

É até meio inteligente por parte de um ser de fraldas concluir que, se ele não se enxerga arrumando confusão, as pessoas também não conseguem enxergar. O problema é quando já temos mais de 10 vezes essa idade e continuamos andando por aí de fralda cheia, inclusive quando alguém avisa que vai dar merda.

Quem é o que chamam por aí de jovem adulto, provavelmente já teve seus sonhos despedaçados por uma daquelas listas "xis coisas que precisamos fazer antes dos 30", tipo praticar esportes, dormir mais e beber menos (com bastante cuidado para não inverter as duas últimas recomendações).

Nada contra quem deu conta do recado e tá fazendo mindfullness, virou vegan, se inscreveu no crossfit ou desapegou do emprego formal para viajar pela Chechênia, mas o curioso nesse novo conceito de bem viver é que o fator mais importante para uma vida adulta saudável nunca é citado: a prática do bom senso, que deve ter tantos adeptos pelo mundo hoje em dia quanto a esgrima ou o enxadrismo profissional*.

*Fontes: fila do supermercado, engarrafamento, internet e elevadores em geral.

Senão, vejamos.

Quando alguém é muito prudente você estranha?

Quando alguém é muito imprudente, você fala "segura aqui minha bebida", vai lá e faz pior?

Você tem encosto de psicólogo e distribui conselhos não solicitados entre amigos, família, colegas de trabalho e rolos, mas nunca aproveita tamanha perspicácia nas suas próprias decisões?

Você montou a cama sem ler o manual de instruções, ela desabou e te resta passar os próximos dois meses dormindo no chão por preguiça de resolver?

Bem-vindo ao não tão seleto grupo de gente adulta no RG e criança no coração. Uma mãozinha no olho, outra na tomada. Quase ninguém vai te julgar, porque muitos disfarçam melhor mas, parafraseando Hobbes, o homem é o Lasier Martins do homem.

Sobre a autora

Luiza Sahd é jornalista e escritora. Colaborou nas revistas Tpm, Superinteressante, Marie Claire e Playboy falando sobre comportamento, ciência, viagem, amor e sexo. Vive entre São Paulo e Madrid há anos, sem muita certeza sobre onde mora. Em linhas gerais, mora na internet desde 2008.

Sobre o blog

Um lugar na internet para falar das coisas difíceis da vida -- política, afeto, gênero, sociedade e humor -- da maneira mais fácil possível. Acredita de verdade que se expressar de modo simples é muito sofisticado.